*

*
Vem Senhor Cristo Jesus!!!

Comentário ao Evangelho dia 18,12,2013

A OBEDIÊNCIA DE JOSÉ

Tendo excluído a paternidade humana na geração de Jesus, a genealogia deixou sem explicação a participação de José no nascimento do Messias. Para superar esta lacuna, José é apresentado como um discípulo fiel que se deixou guiar por Deus e, assim, mesmo sem ter evidências, aceitou colaborar na obra da salvação.
O esposo de Maria foi definido como sendo um homem justo. Em suas dúvidas a respeito da noiva que se apresentara grávida, soube ouvir a voz de Deus e submeter-se a ela. O pedido de Deus era claro: José deveria acolher Maria como esposa e assumir, como filho, o que nela fora gerado por obra do Espírito Santo. A função de José no plano da salvação seria a de garantir a identidade social do menino Jesus. Doravante, este seria reconhecido como filho de José, embora fosse Deus seu verdadeiro Pai. Em seu papel de pai adotivo, competia-lhe dar, ao menino, o nome - Jesus - e, com isso, evidenciar sua missão de salvador da humanidade.
A obediência de José possibilitou o cumprimento do projeto salvífico divino, pois Jesus tornar-se-ia o Emanuel, a presença de Deus na vida da humanidade. Em Jesus, começaria uma nova etapa da História, sendo ele o acesso definitivo a Deus. Seria Deus conosco, caminhando com a humanidade pecadora em busca de salvação. Em tudo isto, foi grande o mérito do humilde José.
“Vejam nos coroinhas um bom futuro das Vocações Sacerdotais, e da Igreja Católica.”
Pois toda Vocação é chamado, e todo chamado de Deus, leva à Santidade."

Padre Benedito

(In Memoria)


ORAÇÃO DO COROINHA

Senhor, vivo a procura de paz. Quero permanecer com este coração que tu me deste. Peço-te que me ilumines, para que eu possa servir no teu altar.Ó mestre, ajuda-me a descobrir a minha verdadeira vocação.

Amém!

Oração pelas Vocações
Jesus,
Mestre Divino,
que chamamastes os Apóstolos a vos seguirem,
continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do Povo de Deus e de toda a humanidade.

Amém.
Papa Paulo VI

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A IMPORTÃCIA DO COROINHA NA COMUNIDADE

O coroinha é uma peça muito importante dentro da Celebração da Missa. A função principal do Coroinha é servir no altar e superar todas as necessidades do Celebrante que porventura possam surgir durante a Missa.

O Coroinha é mais uma peça de um quebra-cabeça, chamado MISSA. Tantas outras peças formam este quebra-cabeça, como por exemplo: Liturgia, Dizimo, Recepção, Comunicação.... Todas essas peças (=equipes/grupos) trabalham em conjunto, com o único objetivo: engrandecer, animar e tornar mais bonita a Celebração da Missa. Podemos ainda comparar o Grupo de Ministros Coroinhas com um tijolo. Imaginemos uma parede formada por vários tijolos, onde cada um representa uma Equipe/Grupo de nossa Comunidade. Então alguém poderia perguntar: qual destes tijolos é o mais importante? É o que está em cima ou em baixo, ou aqueles que estão na ponta ou no meio? A resposta mais inteligente para a pergunta é que todos os tijolos são importantes.

Caso alguém retire um dos tijolos, ou a parede irá cair ou poderá ficar incompleta. Como observamos os Coroinhas são muito importantes para a Celebração da Missa.

Caso você Coroinha falte a uma Missa, seja displicente ou irresponsável, você estará destruindo não somente o trabalho do Grupo Ministério dos Coroinhas, e sim o trabalho de varias Equipes. Pois você Coroinha é um tijolo da parede. Você Coroinha é uma peça importantíssima no quebra cabeça Missa.

Caso falte os Coroinhas, o quebra cabeça Missa ficará incompleta. Você tem que tomar consciência da sua importância dentro da Celebração da Missa. Se eu faltar, não ocupar o meu lugar, vai ficar o buraco e a construção pode cair.

Você tem um lugar que é só seu. Voce tem uma tarefa a cumprir que ninguém poderá realizá-la por você. Você esta escalado para o time oficial, onde neste jogo não há torcida e nem bando de reserva.

Todos tem de entrar em campo. Por isso, não deixe o tempo passar, que você aproveite cada minuto para fazer o bem e participar para valer da vida da comunidade. Mas você também tem que tomar consciência que o Coroinha é também importante quanto o leitor, o musico, o cantor, o recepcionista, o comentarista, os ministros da Eucaristia...

Todos somos importantes nas nossas respectivas funções dentro da celebração da Missa.

PARA VOCÊ COROINHA

Aqui vão algumas regras práticas que todo Coroinha deve procurar observar não por imposição mas por Amor:

· Ao entrar na Igreja, faça uma Genuflexão para Jesus que está no Sacrário: É um ato de Fé na sua Presença;

· Antes de entrar na Sacristia, pare e reze um pouquinho;

· Dentro da Igreja, caminhe com respeito, sem correr ou brincar;

· Na sacristia, fale baixinho, pois ela também faz parte da Igreja;

· Procure não chegar atrasado às Cerimônias de que for participar;

· Vista-se sempre decentemente, sem exageros;

· Lembre-se que você estará recepcionando a comunidade na porta da Igreja, e juntamente entregando o jornal litúrgico ou mensagem.

· Antes de fazer seu serviço junto ao Altar, lave bem as mãos;

· Fique atento junto ao altar, com visão voltada para o padre, comentarista e leitores, na oportunidade de poder auxiliá-lo quando preciso.

· Ao terminar as Cerimônias, utilize a sacristia para retirar e dobrar com cuidado sua túnica para ser levado para casa, procure não amassá-la, se estiver suja lave com cuidado procurando preservá-la sempre limpa e passada.

· Procure não emprestar sua túnica a outros jovens, se a pessoa insistir, consulte antes o Padre ou o responsável pela Sacristia:

· Lembre-se de que você é responsável pela sua túnica, antes de começar a missa veja se esta tudo em Ordem;

· Se você prometeu ajudar a Rezar a Missa num determinado dia, faça tudo para cumprir seu dever.

· E finalmente, nunca se esqueça de que o bom Coroinha são aqueles que estão sempre conscientes de usa dignidade e responsabilidade, desejamos a você um bom trabalho na sua Comunidade. Jesus apreciará sua dedicação ao Reino de Deus.

domingo, 7 de setembro de 2008



Setembro, mês da Bíblia. Neste mês a Igreja celebra a Bíblia, a Palavra de Deus que nos conduz no caminho da salvação. Dentro do calendário litúrgico pastoral, este é um tempo para refletirmos sobre a Bíblia como fruto da inspiração divina e do esforço humano e a sua importância para nossa vida.

Nas nossas paróquias e comunidades, a Bíblia ganha um destaque maior nas celebrações e orações sendo reverenciada por conter a revelação do amor de Deus aos homens. Durante todo mês multiplicam-se os cursos e palestras sobre a Bíblia, sua origem, estrutura e relevância para o Povo de Deus. Participar destas atividades é mais um passo no caminho da salvação em direção a santidade. Conhecer a Bíblia é conhecer e amar ainda mais a Deus. Nos textos bíblicos encontramos as verdades sobre o homem e constatamos a ação de Deus em nosso favor. Conhecer a Bíblia é participar do amor de Deus. Informe-se me sua paróquia sobre as atividades que serão realizadas durante o mês. A Palavra de Deus é alimento que fortalece nossa fé e que propicia o amor. Participe.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Dom Sérgio assume Arquidiocese de Teresina



O novo arcebispo afirmou que não haverá mudanças na forma de administrar



O Bispo coadjuntor Dom Sérgio da Rocha assume a partir de hoje o posto de arcebispo de Teresina, antes ocupado por Dom Celso José. De acordo com o direito canônico, quando o bispo completa a idade de75 anos, o mesmo deve pedir aposentadoria. A renúncia deve ser formal, sendo feita através de uma carta enviada ao Papa Bento XVI.De acordo com documento distribuído para imprensa, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o santo Padre Bento XVI aceitou a renúncia do arcebispo. O novo arcebispo afirmou que não haverá mudanças na forma de administrar a Arquidiocese de Teresina, pois Dom Sérgio já participava de trabalhos na igreja.Dom Sérgio acrescentou que espera contar com o apoio dos arcebispos eméritos Dom Celso e Dom Miguel.
Apesar de aposentado, Dom Celso afirma que estará a disposição da Igreja no que for preciso.

“Não aceitamos a indiferença do povo nas eleições, diz Igreja


Dom Sérgio da Rocha diz que a população deve participar do processo eleitoral.


Dom Sérgio da Rocha que assumiu hoje o cargo de Arcebispo de Teresina, afirmou que a igreja católica incentiva à participação consciente e responsável dos seus fiéis nas eleições municipais de 2008.
Segundo o representante da igreja católica a população deve participar ativamente do processo eleitoral escolhendo com responsabilidade seus representantes.
“Não aceitamos a indiferença do povo. Seja como eleitor ou candidato. Todos devem participar do processo”, falou Dom Sérgio da Rocha.
O arcebispo destacou que a igreja estabelece critérios para votação e não candidatos. Os critérios citados por ele são: honestidade comprovada do candidato, compromisso com a vida, justiça e que o candidato esteja a serviço do povo, principalmente os mais pobres.
Dom Sérgio da Rocha lembrou também que a igreja católica estimula o compromisso dos candidatos através do projeto de lei 9.840 de combate à corrupção eleitoral. No entanto, o arcebispo frisou que nem todos os candidatos são corruptos e o eleitor deve ajudá-lo a fazer uma política seria.

Biografia da Arquidiocese

Arquidiocese de Vitória da Conquista-Bahia
Arcebispo Dom. Frei
Luís Gonzaga Silva Pepeu

Superfície 27.228 km²
Tipo de jurisdição
Vitória da Conquista é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, conforme o IBGE, em 1 de Julho de 2009, era de 318.901 habitantes, o que a torna a 3ª maior cidade do estado e também do interior do Nordeste (excetuando-se as regiões metropolitanas). Possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente 70 municípios na Bahia, além de 16 cidades do norte de Minas Gerais. Tem a altitude, nas escadarias da Igreja Matriz, de 923 metros podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos. Possui uma área de 3.743 km².

Arquidiocese Metropolitana (Região Nordeste 3)
Criação da
diocese 27 de julho de 1957
Elevação a arquidiocese16 de janeiro de 2002
Rito romano
Dioceses sufragâneas
Bom Jesus da Lapa / Caetité / Jequié /Livramento de Nossa Senhora

A Arquidiocese de Vitória da Conquista (Archidioecesis Victoriensis de Conquista) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da província eclesiástica de Vitória da Conquista. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, na cidade de Vitória da Conquista, no estado da Bahia.


Histórico
A Diocese de Vitória da Conquista foi
ereta pelo Papa Pio XII, no dia 27 de julho de 1957 pela bula Christus Jesus, a partir de território desmembrado da Diocese de Amargosa. No dia 16 de janeiro de 2002, o Papa João Paulo II reorganizou o território da Província Eclesiástica de Salvador, constituindo duas novas províncias, a de Feira de Santana e a de Vitória da Conquista. Neste ato, elevou a diocese à categoria de arquidiocese e sé metropolitana.

Demografia e Paróquias
Em 2004, a arquidiocese contava com uma população aproximada de 724.619 habitantes, com 74,8% de católicos. O território da arquidiocese é de 24.709 km.2, organizado em 28 paróquias.
A arquidiocese abrange os seguintes municípios:
Vitória da Conquista, Anagé, Barra do Choça, Belo Campo, Caatiba, Cândido Sales, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Planalto, Poções, Ribeirão do Largo, Caetanos, Bom Jesus da Serra.

Arcebispos
Atual e 2º
Arcebispo:
Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap
1º Arcebispo e atual Presidente da CNBB Dom Geraldo Lyrio Rocha 2002-2007
foi nomeado arcebispo de Mariana-MG

3º Bispo
Dom Celso José Pinto da Silva 1981-2001,
Arcebispo Emerito de Terezina-PI

foi nomeado arcebispo de
Teresina
2º Bispo: Dom Climério Almeida de Andrade 1962-1981 (faleceu)

1º Bispo:
Dom Jackson Berenguer Prado 1958-1962
foi nomeado bispo de Feira de Santana-BA